|
Boa tarde a todos os
presentes!
Em meu nome e da Associação “Escola da Amieira”,
agradecemos a todos que nos quiseram honrar com a sua
presença, em particular o Senhor Vereador Armando Neto,
em representação da Câmara Municipal de Ourém, o Grupo
“Os Amigos da Farra” do Olival e o Grupo de Música
Popular Portuguesa da Sociedade Filarmónica de Alverca e
a todos os artistas populares que nos quiseram brindar
com as suas actuações.
Pedimos desde já, desculpa
pelas possíveis falhas na organização deste encontro,
mas a nossa pouca experiência não nos permite fazer
melhor. Ainda estamos em fase de aprender a andar, mas
esperamos e desejamos crescer e aprender. É este o
processo natural.
Faz precisamente, este mês,
um ano que meia dúzia de Amieirenses, em amena
cavaqueira, se debruçaram, entre outros assuntos, sobre
situação da sua antiga Escola e se questionaram sobre o
seu possível destino. Ali estava ela, agora sem alunos,
com tanta coisa de útil em que poderia ser aproveitada e
que pairava afinal na mente de cada um.
Ideias simples, interessantes
e em que todos, com prazer, gostariam de participar.
É concerteza legítimo e
natural, que todos os cidadãos tenham ideias e ideais,
sobre o que fazer a um edifício público, que afinal, não
é um edifício qualquer: é aquele espaço onde a maioria
dos Amieirenses aprenderam a ler, a escrever, a brincar,
enfim, preenche um lugar importante nas suas vivências e
recordações.
O que não seria, concerteza
natural, era que ninguém tivesse vontade de participar e
de dar alguma opinião sobre o seu futuro.
Foi então, de uma forma
natural, que surgiu a ideia de formar uma associação
cujo objectivo prioritário seria a criação de um
projecto que fosse adequado e dignificante para a antiga
Escola, projecto este que seria apresentado e
proposto, tal como foi feito, à entidade proprietária da
mesma.
É, contudo, óbvio, que não
iríamos contactar ninguém, sem que primeiro,
indagássemos sobre o desejo de aderência da maioria da
população da Amieira. Isto, porque entendemos que
pouco mais de meia dúzia de pessoas, não são
representativas da vontade de uma população.
De facto, foi depois de
contactarmos com as pessoas e de verificarmos a sua
natural adesão, que começou a crescer em, nós, a força
suficiente para dar corpo e esse projecto.
Foi também, ao longo destes
contactos, no sentido de obtermos associados, que se nos
deparou a primeira dificuldade. Foi desta forma e
apenas nesta altura, que tomámos conhecimento, de
que, afinal, já teria sido atribuído um destino àquele
espaço, destino esse com o qual não poderíamos
concordar.
Pedimos desculpa se
magoámos alguém, mas pensamos que, em relação a este
assunto os Amieirenses deveriam ter sido convidados a
participar na discussão sobre qual o futuro a dar à
escola da sua terra. Não porque tenhamos alguma coisa
contra alguém ou contra qualquer grupo, mas entendemos
que nem todos os espaços se adequam a todas as coisas e
há espaços para os quais devem haver objectivos
definidos préviamente, que lhes confiram, se possível a
sua função.
Não nos podem condenar, por
lutarmos para que seja dada continuidade ao espírito
para o qual esta Escola foi construída, no início dos
anos sessenta do século passado – o espírito
formativo.
Por todas as razões
explicadas, fazia e faz todo o sentido, dar o nome de
“Escola da Amieira”, a esta Associação, pois foi ela a
impulsionadora deste projecto. Pode acontecer e estamos
preparados para isso, que esse espaço nunca nos seja
cedido, mas enquanto esta Associação viver e em qualquer
espaço físico onde ela se encontre, o seu nome terá
sempre o mesmo significado, pois os princípios desta
associação, manter-se-ão.
Após algumas reuniões
efectuadas, foi elaborado um projecto, cujo rosto
nasceu, no dia 30 de Outubro de 2004.
Os seus objectivos
encontram-se nos Estatutos desta Associação, dos quais
enunciarei apenas alguns:
- Promover a
solidariedade e convívio entre os Amieirenses e aldeias
limítrofes,
-
Criar um espaço para a
prática, convívio e divulgações culturais e desportivas,
-
Criar e dinamizar um
espaço com biblioteca, meios audiovisuais, informáticos
e formativos.
A Associação Cultural,
Recreativa, Social e Desportiva Para a Defesa do
Património e Ambiente da Amieira, mais conhecida por
“Escola da Amieira”, tem como princípio fundamental a
independência. Isto quer dizer que, é apartidária, não
se podendo submeter a qualquer programa de partidos
políticos, organizações estatais e religiosas ou
outras.
Esta Associação não é
exclusiva dos Amieirenses, quem com ela concordar, pode
ser sócio, seja da Amieira ou não.
Para atingir e cumprir os
nossos objectivos a que nos propomos, precisamos de
todos, mesmo daqueles que ainda estão contra.
As falhas e os erros, são
próprios do homem e todos nós os cometemos neste
processo, no entanto, nunca é tarde para reconhecer e
corrigir um erro, venha ele de que parte vier.
Neste dia histórico para a
Amieira, dia da festa de apresentação da sua
Associação, fazemos um apelo ao bom senso, à tolerância
e à conciliação de todos os desavindos.
É do reconhecimento geral que
o projecto apresentado vem preencher uma falha existente
no lugar e na freguesia, É que se esta Associação existe
e foi criada, tem a ver com o facto de nenhuma outra aos
seus fins se ter prestado, pois se outra houvesse, a ela
teríamos há muito aderido e participado, tal como muitos
de nós o tem feito em organizações de outra natureza. É
uma mais valia de que todos poderão usufruir e
beneficiar.
Vamos promover um convívio
são entre Amieirenses e as localidades vizinhas.
Vamos fazer com que o nosso
passado, a nossa identidade, não se perca no
esquecimento.
Apoiar o nosso projecto é
incentivar à participação cívica, como um dever de
qualquer cidadão.
È que se não dermos a
nossa opinião, se nos alhearmos de todos os problemas e
de todas as decisões, com que direito nos podemos
queixar de que poderia fazer melhor?
É com esta consciência cívica
e vontade que vamos trabalhar na Associação.
Acabamos, apelando uma vez
mais à conciliação, à intervenção e sobretudo ao
respeito pelas diferentes ideias.
Uma outra Amieira é possível
e quantos mais formos, maior a probabilidade deste
projecto ter sucesso.
Renovamos o nosso
agradecimento a todos os presentes, desejando que
connosco passem uns momentos agradáveis e de saudável
convívio.
Agradecemos também a todos
quantos colaboraram para que esta festa se realizasse.
Divirtam-se!
Presidente da Assembleia
Geral
Ana Paula Esteves Henriques |