Associação Cultural, Recreativa, Social e Desportiva

Para a Defesa do Património e Ambiente da

Amieira

 

Boa tarde a todos os presentes!
Em meu nome e da Associação “Escola da Amieira”, agradecemos a todos que nos quiseram honrar com a sua presença, em particular o Senhor Vereador Armando Neto, em representação da Câmara Municipal de Ourém, o Grupo “Os Amigos da Farra” do Olival e o Grupo de Música Popular Portuguesa da Sociedade Filarmónica de Alverca e a todos os artistas populares que nos quiseram brindar com as suas actuações.

Pedimos desde já, desculpa pelas possíveis falhas na organização deste encontro, mas a nossa pouca experiência não nos permite fazer melhor. Ainda estamos em fase de aprender a andar, mas esperamos e desejamos crescer e aprender. É este o processo natural. 

Faz precisamente, este mês, um ano que meia dúzia de Amieirenses, em amena cavaqueira, se debruçaram, entre outros assuntos, sobre situação da sua antiga Escola e se questionaram sobre o seu possível destino. Ali estava ela, agora sem alunos, com tanta coisa de útil em que poderia ser aproveitada e que pairava afinal na mente de cada um. 

Ideias simples, interessantes e em que todos, com prazer, gostariam de participar. 

É concerteza legítimo e natural, que todos os cidadãos tenham ideias e ideais, sobre o que fazer a um edifício público, que afinal, não é um edifício qualquer: é aquele espaço onde a maioria dos Amieirenses aprenderam a ler, a escrever, a brincar, enfim, preenche um lugar importante nas suas vivências e recordações. 

O que não seria, concerteza natural, era que ninguém tivesse vontade de participar e de dar alguma opinião sobre o seu futuro. 

Foi então, de uma forma natural, que surgiu a ideia de formar uma associação cujo objectivo prioritário  seria a criação de um projecto que fosse adequado e dignificante para a antiga Escola, projecto este que seria apresentado e proposto, tal como foi feito, à entidade proprietária da mesma. 

É, contudo, óbvio, que não iríamos contactar ninguém, sem que primeiro, indagássemos sobre o desejo de aderência da maioria da população da Amieira. Isto, porque entendemos que pouco mais de meia dúzia de pessoas, não são representativas da vontade de uma população

De facto, foi depois de contactarmos com as pessoas e de verificarmos a sua natural adesão, que começou a crescer em, nós, a força suficiente para dar corpo e esse projecto. 

Foi também, ao longo destes contactos, no sentido de obtermos associados, que se nos deparou a primeira dificuldade. Foi desta forma e apenas nesta altura, que tomámos conhecimento, de que, afinal, já teria sido atribuído um destino àquele espaço, destino esse com o qual não poderíamos concordar. 

Pedimos desculpa se magoámos alguém, mas pensamos que, em relação a este assunto os Amieirenses deveriam ter sido convidados a participar na discussão sobre qual o futuro a dar à escola da sua terra. Não porque tenhamos alguma coisa contra alguém ou contra qualquer grupo, mas entendemos que nem todos os espaços se adequam a todas as coisas e há espaços para os quais devem haver objectivos definidos préviamente, que lhes confiram, se possível a sua função.  

Não nos podem condenar, por lutarmos para que seja dada continuidade ao espírito para o qual esta Escola foi construída, no início dos anos sessenta do século passado – o espírito formativo

Por todas as razões explicadas, fazia e faz todo o sentido, dar o nome de “Escola da Amieira”, a esta Associação, pois foi ela a impulsionadora deste projecto. Pode acontecer e estamos preparados para isso, que esse espaço nunca nos seja cedido, mas enquanto esta Associação viver e em qualquer espaço físico onde ela se encontre, o seu nome terá sempre o mesmo significado, pois os princípios desta associação, manter-se-ão.

Após algumas reuniões efectuadas, foi elaborado um projecto, cujo rosto nasceu, no dia 30 de Outubro de 2004.

Os seus objectivos encontram-se nos Estatutos desta Associação, dos quais enunciarei apenas alguns:

          -    Promover a solidariedade e convívio entre os Amieirenses e aldeias limítrofes,  

-          Criar um espaço para a prática, convívio e divulgações culturais e desportivas,

-          Criar e dinamizar um espaço com biblioteca, meios audiovisuais, informáticos e formativos.

 

A Associação Cultural, Recreativa, Social e Desportiva Para a Defesa do Património e Ambiente da Amieira, mais conhecida por “Escola da Amieira”, tem como princípio fundamental a independência. Isto quer dizer que, é apartidária, não se podendo submeter a qualquer programa de partidos políticos, organizações estatais e religiosas ou outras. 

Esta Associação não é exclusiva dos Amieirenses, quem com ela concordar, pode ser sócio, seja da Amieira ou não. 

Para atingir e cumprir os nossos objectivos a que nos propomos, precisamos de todos, mesmo daqueles que ainda estão contra. 

As falhas e os erros, são próprios do homem e todos nós os cometemos neste processo, no entanto, nunca é tarde para reconhecer e corrigir um erro, venha ele de que parte vier. 

Neste dia histórico para a Amieira, dia da festa  de apresentação da sua Associação, fazemos um apelo ao bom senso, à tolerância e à conciliação de todos  os desavindos. 

É do reconhecimento geral que o projecto apresentado vem preencher uma falha existente no lugar e na freguesia, É que se esta Associação existe e foi criada, tem a ver com o facto de nenhuma outra aos seus fins se ter prestado, pois se outra houvesse, a ela teríamos há muito aderido e participado, tal como muitos de nós o tem feito em organizações de outra natureza. É uma mais valia de que todos poderão usufruir e beneficiar. 

Vamos promover um convívio são entre Amieirenses e as localidades vizinhas.

Vamos fazer com que o nosso passado, a nossa identidade, não se perca no esquecimento.

 

Apoiar o nosso projecto é incentivar à participação cívica, como um dever de qualquer cidadão.

È que se não dermos a nossa opinião, se nos alhearmos de todos os problemas e de todas as decisões, com que direito nos podemos queixar de que poderia fazer melhor

É com esta consciência cívica e vontade que vamos trabalhar na Associação. 

Acabamos, apelando uma vez mais à conciliação, à intervenção e sobretudo ao respeito pelas diferentes ideias. 

Uma outra Amieira é  possível e quantos mais formos, maior a probabilidade deste projecto ter sucesso. 

Renovamos o nosso agradecimento a todos os presentes, desejando que connosco passem uns momentos agradáveis e de saudável convívio. 

Agradecemos também a todos quantos colaboraram para que esta festa se realizasse. 

Divirtam-se! 

Presidente da Assembleia Geral
Ana Paula Esteves Henriques

Associação “Escola da Amieira” Rua Principal nº 79, 2435-681 Amieira  correio@amieira.net, escoladamieira@yahoo.com  Tel. 916 312 321 / 249 575 629 / 918 230 355