|
No dia
6 de Fevereiro de 2005 cerca das 08:00 ocorreram os
seguintes factos:
Aproveitando a realização da concentração para a batida
de caça às raposas, pela direcção dos caçadores de
Urqueira, um grupo representativo de Amieirenses,
reuniu-se, antes da chegada dos caçadores, para uma
visita à escola que tinham frequentado e onde estão
parte das alegrias e saberes compartilhados no passado
de todos.
À chegada dos caçadores, todos os Amieirenses presentes
se encontravam em plena confraternização, pacificamente
e com urbanidade, recordando os tempos e experiências
ali vividas.
Surgiram então caçadores, que com arrogância, se
auto-afirmaram donos e senhores daquele espaço público,
utilizando provocações, procurando o confronto com a
população ali presente, proferindo termos ofensivos e
injuriosos.
Os Amieirenses foram impedidos de entrar no edifício da
escola que frequentaram. O presidente dos caçadores,
alertado para o sucedido pelo presidente da Associação
Cultural da Amieira, nada fez.
A Associação Cultural “Escola da Amieira” manifesta
publicamente o seu repúdio pelos factos, os quais
indignaram e ofenderam profundamente a população do
lugar.
A Associação, tinha solicitado por carta enviada em 1 de
Fevereiro ao presidente dos caçadores de Urqueira, para
que o ocorrido a 30 de Janeiro dentro do edifício, não
se voltasse a repetir, por considerar que o que lá foi
visto, punha em causa a dignidade e o fim para o qual
aquele imóvel foi construído.
A Associação Cultural “Escola da Amieira” apelou na
carta, à auto-reflexão e bom senso dos caçadores,
sensibilizando-os para locais próprios e mais adequados
para os actos que o grupo de caçadores pratica ou
pretende vir a praticar.
Foram ainda, os caçadores informados dos sentimentos e
ligações que os Amieirenses têm com a sua antiga escola.
A ocupação do local emblemático dos Amieirenses, pelos
caçadores irá ser sempre um elemento de desestabilização
e perturbação no bom relacionamento, na boa convivência
e urbanidade que pretendíamos que não deixasse de
existir.
A Associação Cultural “Escola da Amieira” continua a
interroga-se sobre a negligência do Sr. Presidente da
Junta de Urqueira, que continua a não dar resposta ao
que lhe foi pedido (reunião) no dia 30 de Dezembro de
2004.
A
Direcção,
Amieira, 07 de Fevereiro de 2005 |